O treino respiratório tem como finalidade melhorar a função pulmonar e favorecer a expulsão de secreções em pessoas afetadas por doenças broncopulmunares, através de diversas técnicas de fisioterapia respiratória.
Os músculos ligados à respiração são os inspiratórios e expiratórios. Como todos os músculos, estes também podem ser treinados de forma a ficarem mais fortes e mais resistentes à fadiga. A resistência à fadiga proporciona bons resultados na redução da falta de ar e melhoria na tolerância ao exercício.
Para melhorar a função respiratória e a capacidade pulmonar são utilizados exercícios específicos. Tratam-se de exercícios simples que o paciente aprende a realizar por si mesmo, com a supervisão e ajuda de um fisioterapeuta, podendo ser feitos com recurso a aparelhos próprios.
Em muitos casos de doenças pulmonares crónicas, em especial na bronquite crónica, asma, bronquiectasias e enfisema, a acumulação de secreções nos brônquios provoca uma obstrução nestes canais que pode dificultar a respiração e favorecer o aparecimento de processos infeciosos, por isso, são indicados vários tipos de procedimentos simples que facilitam a expulsão das secreções brônquicas. Em semelhança aos exercidos respiratórios, estes procedimentos podem ser feitos com recurso a aparelhos específicos, com a indicação e supervisão de um profissional de saúde.
A fisioterapia respiratória é recomendada em algumas doenças pulmonares crónicas, como DPOC, asma, bronquite crónica, enfisema, bronquiectasias e cancro broncopulmonar. Este recurso complementar é bastante eficaz no tratamento de diversas doenças pulmonares, nas quais existe dificuldade em respirar e/ou ocorre acumulação de secreções que obstruem os brônquios. Contudo, deve ser sempre um médico a indicá-la, devido ao risco de algumas contraindicações.
Benefícios do treino respiratório:
- Reduz a falta de ar
- Melhora a qualidade de vida
- Melhora a tolerância ao exercício
- Aumenta a força muscular inspiratória
- Aumenta a resistência muscular respiratória
- Melhora a mobilização e previne a acumulação de secreções
- Promove padrões respiratórios eficazes e melhora as trocas gasosas
- Melhora a função das vias aéreas centrais e perineais
- Previne ou reverte a atelectasia
- Otimiza a terapêutica broncodilatadora quando combinado com a administração de medicação via nebulizador ou inalador
Exercícios respiratórios
Espirometria de Incentivo
A espirometria de intensivo é realizada através de um aparelho equipado com um tubo de inspiração e uma câmara de ar, como o Respiron. Este aparelho é usado para medir o volume inspiratório.
Ler mais
Porquê usar um espirómetro de incentivo?
- Inspirar profundamente ajuda os alvéolos a expandirem-se totalmente
- Ajuda a retomar os padrões respiratórios normais, por exemplo após uma cirurgia torácica ou abdominal, independentemente das dores
- Ajuda evitar problemas respiratórios
- Ajuda a prevenir infeções pulmonares e bronquiais
Sopros
Este exercício útil para fortalecimento da expiração é muito simples de usar. O exercício consiste na realização de inspirações profundas seguidas de expirações pela boca.
Ler mais
Este exercício pode ser efetuado com ajuda do Flowball. O aparelho é constituído por um tubo condutor de ar e uma esfera de esferovite leve. Quando o paciente expira o fluxo de ar é direcionado pelo tubo contra a esfera. Este exercício permite ao paciente controlar e estabilizar a expiração.
Benefícios dos exercícios com Flowball:
- Fortalecimento dos músculos expiratórios
- Controlo e estabilização do fluxo expiratório
- Melhoria do controlo respiratório
Respiração diafragmática
A respiração diafragmática é recomendada para fortalecer a expansão da base dos pulmões. Este método permite o controlo do diafragma permitindo o aproveitamento de toda a capacidade do pulmão.
Ler mais
O Breathe Builder Classic auxilia o paciente na exercitação dos pulmões e dos músculos do diagrama, ajudando-o a controlar a inspiração e expiração e a construir um forte mecanismo de respiração.
Benefícios da respiração diafragmática:
- Favorece o desempenho
- Ajuda a relaxar o corpo
- Alivia o stress e a ansiedade
- Reduz o cansaço
- Diminui o risco de doenças
- Melhora a postura

Os dispositivos PowerBreathe podem ser usados por todos os atletas e pessoas que pretendam melhorar a sua performance e tolerância ao exercício.
Treino muscular inspiratório
O Treino muscular inspiratório é um tipo de exercício de resistência que fortalece os músculos usados para respirar.
Quando estes músculos são exercitados regularmente, durante algumas semanas, eles adaptam-se, tornando-se mais fortes e capazes de trabalharem durante mais tempo. Desta forma, a tolerância ao exercício é aumentada, reduzindo a sensação de falta de ar.
Adicionalmente, ao melhorar a força muscular antes de uma cirurgia, o treino muscular respiratório pode reduzir complicações respiratórias após a mesma.
Este método oferece um tratamento livre de medicação para pacientes com DPOC, insuficiência cardíaca, asma, cirurgia torácica, desvanecimento do ventilador, fibrose cística e doenças neuromusculares.
-
Aumenta a tolerância ao exercício
-
Melhora a qualidade de vida dos pacientes
-
Auxilia o programa de reabilitação pulmonar
-
Tratamento não invasivo, livre de fármacos
Expulsão de secreções
Através de ginástica respiratória, os movimentos de contração torácica são exercitados provocando a expulsão das secreções acumuladas que dificultam o transporte do oxigénio e, consequentemente, a respiração.
A ginástica respiratória consiste num conjunto de técnicas, entre as quais a vibração, a percussão e o posicionamento, que visam proporcionar ao doente uma melhor expansão pulmonar, através da desobstrução e libertação de secreções nas vias respiratória centrais e periféricas e a promoção da função respiratória normal de forma eficaz.
Por vezes, antes do início de uma sessão de ginástica respiratória e de forma a facilitar a drenagem e expulsão das secreções é necessário proceder à sua fluidificação. Essa fluidificação pode ser feita através de aerossolterapia. A aerossolterapia é feita através de um aparelho aerossol que faz a nebulização de soro fisiológico ou de um medicamento prescrito por um médico que será inalado sob a forma de vapor, através de um tubo e de uma máscara. Assim, as secreções tornam-se mais líquidas e é mais fácil a sua expulsão.
Estas intervenções podem ser realizadas fora do contexto hospitalar, no conforto da casa do paciente e tendo em consideração as suas rotinas.
Os aparelhos THRESHOLD PEP da Philips e SHAKER CLASSIC ou SHAKER DELUXE da PowerBreathe vêm auxiliar a fisioterapia respiratória, podendo servir como uma alternativa a estas intervenções. Estes dispositivos são utilizados para limpeza das vias aéreas e higiene brônquica, melhorando a mobilização e prevenção da acumulação de secreções.
Aparelhos para uso profissional
Estes aparelhos destinam-se ao uso profissional, em hospitais ou clínicas e domiciliário, sobre a indicação de um médico para intervenção autónoma ou como parte de um programa de reabilitação.