Ser Voluntário Teprel

O Projeto “Ser Voluntário Teprel” continua a crescer. Desta vez as ações foram dedicadas à causa ambiental, da saúde e da comunidade.

 

Comunidade

Sabia que só em Portugal são desperdiçadas mais de 1,8 milhões de toneladas de alimentos por ano?

Para colmatar este problema a Cooperativa Fruta Feia  cria um mercado alternativo para para frutas e legumes com qualidade alimentar, mas considerados como “feios” pelos canais habituais de distribuição, por não cumprirem determinadas normas estéticas de formato, cor e calibre.
O principal objetivo é combater o desperdício alimentar e o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção (terrenos, energia, água, etc), promovendo assim a consciencialização da população e a possibilidade de consumir produtos da época e da região a um preço mais baixo.

As várias delegações a nível nacional, funcionam como pontos de entrega para quem quer consumir frutas e hortícolas “feias“ e contam com a ajuda de voluntários para a preparação/montagem de cabazes semanalmente.  A Teprel foi conhecer esta cooperativa e participar em duas das muitas atividades que se realizam em todo o país.

 

Já o Movimento REFOOD resgata toneladas de boa comida para eliminar o desperdício e alimentar pessoas necessitadas. Desta vez os voluntários Teprel juntaram-se à Refood Olivais e prepararam refeições já confeccionadas, bem como pão, bolos, salgados e legumes para serem distribuídos no final deste turno a quem mais precisa. Este é um movimento 100% voluntário que transforma, não só desperdício em nutrição, mas também as vidas de todos os envolvidos numa verdadeira economia circular e solidária – impulsionada pela boa vontade.

É fundamental compreender e participar ativamente na gestão dos preciosos recursos da comunidade.

 

Dádivas de Sangue

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação de Lisboa e do Porto têm as portas abertas ao voluntariado corporativo com o objetivo de ajudar doentes cuja vida depende de uma transfusão.

Os nossos voluntários aceitaram o desafio e muitos foram, pela primeira vez, dar sangue. Um gesto que dura poucos minutos mas que faz toda a diferença.  Mais do que doar sangue, é salvar vidas.

 

Ambiente

Com o apoio da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), 13 dos nossos colaboradores recolheram 41,6kg de lixo indiferenciado e 10,7 kg de plástico. Esta ação teve como objetivo a limpeza da praia Cabo do Mundo em Matosinhos garantindo sobretudo a sensibilização dos colaboradores para a problemática do lixo marinho e a promoção de uma economia circular.

Encontramos sobretudo plástico proveniente de resíduos sanitários, médicos e de higiene, como seringas, toalhetes, cotonetes, entre outros. Ao longo do tempo, os fragmentos de plástico vão se degradando pela ação do sol e outros agentes erosivos, tornando-se microplásticos, pedaços com uma dimensão inferior a 5 mm que são de difícil recolha mas que têm um impacto enorme nos ecossistemas. A maioria do lixo encontrado vem das nossas casas e cabe-nos a nós “reduzir, repensar, recusar, reutilizar, recuperar e reciclar”.

 

Limpeza da Praia Cabo do Mundo

Limpeza da Praia Cabo do Mundo

Limpeza da Praia Cabo do Mundo

Limpeza da Praia Cabo do Mundo

Limpeza da Praia Cabo do Mundo

Limpeza da Praia Cabo do Mundo

Limpeza da Praia Cabo do Mundo

Limpeza da Praia Cabo do Mundo

Instituto Português do Sangue e da Transplantação do Porto

Instituto Português do Sangue e da Transplantação do Porto

Instituto Português do Sangue e da Transplantação do Porto

Instituto Português do Sangue e da Transplantação do Porto

Instituto Português do Sangue e da Transplantação do Lisboa

Instituto Português do Sangue e da Transplantação do Lisboa

Cooperativa Fruta Feia Lisboa

Cooperativa Fruta Feia Lisboa

Cooperativa Fruta Feia Lisboa

Cooperativa Fruta Feia Lisboa

Cooperativa Fruta Feia Matosinhos

Cooperativa Fruta Feia Matosinhos

Movimento Refood Olivais

Movimento Refood Olivais

Movimentos Refood Olivais

Movimentos Refood Olivais

Várias atividades, novos conhecimentos adquiridos e, acima de tudo, um forte espírito de equipa. Juntos, mostramos que o voluntariado corporativo tem o poder de transformar — não só quem recebe, mas também quem participa.

Obrigado a todos os voluntários pela vossa disponibilidade e empenho em todos os desafios!