Ser Voluntário Teprel
16 Abril, 2025
Não tem conta? Registe-se
O Projeto “Ser Voluntário Teprel” continua a crescer. Desta vez as ações foram dedicadas à causa ambiental, da saúde e da comunidade.
Sabia que só em Portugal são desperdiçadas mais de 1,8 milhões de toneladas de alimentos por ano?
Para colmatar este problema a Cooperativa Fruta Feia cria um mercado alternativo para para frutas e legumes com qualidade alimentar, mas considerados como “feios” pelos canais habituais de distribuição, por não cumprirem determinadas normas estéticas de formato, cor e calibre.
O principal objetivo é combater o desperdício alimentar e o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção (terrenos, energia, água, etc), promovendo assim a consciencialização da população e a possibilidade de consumir produtos da época e da região a um preço mais baixo.
As várias delegações a nível nacional, funcionam como pontos de entrega para quem quer consumir frutas e hortícolas “feias“ e contam com a ajuda de voluntários para a preparação/montagem de cabazes semanalmente. A Teprel foi conhecer esta cooperativa e participar em duas das muitas atividades que se realizam em todo o país.
Já o Movimento REFOOD resgata toneladas de boa comida para eliminar o desperdício e alimentar pessoas necessitadas. Desta vez os voluntários Teprel juntaram-se à Refood Olivais e prepararam refeições já confeccionadas, bem como pão, bolos, salgados e legumes para serem distribuídos no final deste turno a quem mais precisa. Este é um movimento 100% voluntário que transforma, não só desperdício em nutrição, mas também as vidas de todos os envolvidos numa verdadeira economia circular e solidária – impulsionada pela boa vontade.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação de Lisboa e do Porto têm as portas abertas ao voluntariado corporativo com o objetivo de ajudar doentes cuja vida depende de uma transfusão.
Os nossos voluntários aceitaram o desafio e muitos foram, pela primeira vez, dar sangue. Um gesto que dura poucos minutos mas que faz toda a diferença. Mais do que doar sangue, é salvar vidas.
Com o apoio da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), 13 dos nossos colaboradores recolheram 41,6kg de lixo indiferenciado e 10,7 kg de plástico. Esta ação teve como objetivo a limpeza da praia Cabo do Mundo em Matosinhos garantindo sobretudo a sensibilização dos colaboradores para a problemática do lixo marinho e a promoção de uma economia circular.
Encontramos sobretudo plástico proveniente de resíduos sanitários, médicos e de higiene, como seringas, toalhetes, cotonetes, entre outros. Ao longo do tempo, os fragmentos de plástico vão se degradando pela ação do sol e outros agentes erosivos, tornando-se microplásticos, pedaços com uma dimensão inferior a 5 mm que são de difícil recolha mas que têm um impacto enorme nos ecossistemas. A maioria do lixo encontrado vem das nossas casas e cabe-nos a nós “reduzir, repensar, recusar, reutilizar, recuperar e reciclar”.
Várias atividades, novos conhecimentos adquiridos e, acima de tudo, um forte espírito de equipa. Juntos, mostramos que o voluntariado corporativo tem o poder de transformar — não só quem recebe, mas também quem participa.
Obrigado a todos os voluntários pela vossa disponibilidade e empenho em todos os desafios!